top of page
LOGO-SITE.png

A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR OS RIOS

24 de novembro é o Dia do Rio e data alerta para a conservação



Você já parou para imaginar como seria a vida sem água?


Não dá nem pra pensar nessa situação, porque a água é elemento fundamental para a vida na Terra. É por causa desse líquido tão precioso que todos os seres vivos conseguem sobreviver.


E para que tenhamos água potável para a nossa subsistência é essencial conservar rios e nascentes.


Muita gente não dá importância ou não tem consciência do quanto a preservação dos rios, seja de pequeno, médio ou grande porte, é primordial para que tenhamos água de boa qualidade.


Mas a realidade é muito diferente. Em todo o mundo, o uso da água causa preocupação. A escassez é realidade e mais do que isso, a degradação de rios é preocupante com o aumento dos desmatamentos.


O Brasil é privilegiado em recursos hídricos, mais de 10% da reserva total de água do mundo se concentra no país. Do acúmulo nacional de água doce, mais de 70% está na região amazônica. Entretanto, essa abundância está ameaçada e, por isso é tão importante a adoção de iniciativas de conscientização e medidas comportamentais para o uso consciente e a conservação de rios e nascentes.


Por outro lado, segundo dados da Agência Nacional de Águas – ANA, nosso país tem mais de 83 mil quilômetros de rios poluídos. 93% dos rios monitorados estão com água comprometida.


A poluição desses mananciais é um problema ambiental que impacta diretamente na saúde dos brasileiros. Essa poluição é encontrada principalmente nas áreas urbanas e ocorre pela falta de tratamento de esgoto. Ainda, de acordo com dados da ANA, quase 70% das cidades brasileiras não possuem estação de tratamento. Dos 5.570 municípios brasileiros, somente 769 tratam pelo menos 60% do esgoto antes de lança-lo nos rios.



Mas esse não é o único problema!


A falta de cuidados com o meio ambiente, o aumento da poluição do ar, da água e do solo, o desmatamento que não para de crescer, as queimadas que se tornam mais frequentes e a cada ano tem provocando mudanças climáticas como calor excessivo e diminuição de chuvas em vários pontos do Brasil e do mundo, resultando em prejuízos para a natureza, em leitos de rios cada vez mais baixos.


É por isso, que o Dia dos Rios é um convite a reflexão. O que podemos fazer para ajudar na preservação?


Nós separamos 8 formas que você pode se engajar:


Se envolva e se comprometa: busque informações sobre as necessidades que o rio tem, assim como as necessidades do povo que vive desse rio. Além disso, você pode se comprometer e se integrar a algum grupo que busque o mesmo objetivo que você.


Economize água: quanto maior a economia de água, menor a quantidade de detritos de esgotos jogados no rio. Procure meios de economizar a água. Capte, reserve e reaproveite a água da chuva. Incentive a sua família e os seus amigos a economizar também.


Preserve as matas ciliares: essas matas garantem a qualidade da água, a vida selvagem, que evitam o assoreamento e que os restos de detritos de esgotos cheguem até o rio. Além disso, reduzem a erosão, filtram a poluição e proporcionam sombra e proteção aos peixes. Sem falar que deixam o rio mais bonito e arborizado.


Evite a poluição dentro de casa: JAMAIS jogue substâncias nos ralos de casa ou da rua. Os sistemas de escoamento não fazem o tratamento dos materiais que não são biodegradáveis.


Cuidado com os produtos químicos: evite utilizar quantidades elevadas de produtos químicos, como óleo para motores, anticongelantes e detergentes de carros. Jamais use-os próximo ao rio.


Denuncie: vazamentos, lixo, poluição e ocupação irregular próxima de mananciais. Ações rápidas podem minimizar as consequências causadas à água e ajudar a achar quem cometeu o crime.


Incentive outras pessoas: ao conhecer a natureza, passear as margens de um rio, fazer uma trilha e conhecer nascentes são excelentes formas de incentivar mais pessoas a entrar na luta em defesa da preservação.


A preservação dos rios é sim um desafio. Mas é um desafio possível!


A recuperação dos rios e suas nascentes representam atitudes urgentes para a garantia de água potável para as futuras gerações.


E você, está fazendo a sua parte?

4.456 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ความคิดเห็น


bottom of page