top of page
LOGO-SITE.png

Estudo de Viabilidade Ambiental – Porque contratar?

O Estudo de Viabilidade Ambiental – EVA é o primeiro passo para conhecer os impactos ambientais que envolvem um empreendimento. Antes de construir uma empresa, indústria, um prédio comercial ou residencial, é necessário fazer um levantamento das particularidades ambientais da área onde se pretende implantar a atividade.


O EVA é parte fundamental antes de todo processo de Licenciamento Ambiental. No estudo são abordadas as informações gerais, caracterizando a área e a atividade a ser desenvolvida, com isso, é feito um estudo de alternativas e os aspectos legais ligados ao empreendimento.


A intenção desse estudo é analisar e definir as melhores opções para a implantação do empreendimento. Assim, o empreendedor vai poder selecionar e decidir qual o melhor local para atender os anseios legais e econômicos, sem causar prejuízos ao Meio Ambiente.



Mas em quais casos o EVA é necessário?


O estudo é necessário geralmente para a implantação de novos empreendimentos. A análise de viabilidade ambiental é o pontapé inicial para o com que o empreendedor visualize as possibilidades e as restrições legais ambientais inerentes a sua atividade no local onde se pretende instalar, sendo realizado antes de iniciar o processo de licenciamento ambiental.


O EVA é exigido muitas vezes por bancos e agentes financeiros, principalmente em casos que a empresa vai precisar de financiamentos, além de ser exigido por órgãos públicos em geral, para a concessão de licenças.

A exigência existe porque é necessário seguir regras específicas para preservar o Meio Ambiente.


Como fazer o Estudo de Viabilidade Ambiental?


O EVA é um estudo complexo, porém completo. O estudo só pode ser feito por profissionais da área, que vão analisar características como: bioma, recursos ambientais, população do local e atividades econômicas. As medidas que o empreendedor vai precisar seguir para instalar a empresa são levadas em conta na elaboração do estudo.


O documento contém uma análise sobre os espaços adjacentes, que podem ser afetados de maneira indireta. Por exemplo, se a produção da empresa vai resultar na liberação de gases, mesmo que a emissão esteja dentro do limite permitido por lei, invariavelmente vai afetar regiões vizinhas e, por isso, uma análise prévia é importante. Também é fundamental que no estudo constem as medidas que visam reduzir ou suprimir o impacto ambiental, para garantir o mínimo de perturbações possíveis.


O que o EVA deve conter?


A elaboração do Estudo de Viabilidade Ambiental deve oferecer uma abordagem abrangente sobre o Meio Ambiente, a população local e a legislação aplicável.

Para avaliar a viabilidade de um empreendimento e propor estratégias para implantá-lo, é preciso considerar:


  • Avaliação das interações das atividades que vão ser desenvolvidas com o patrimônio ambiental local;

  • Identificação das possíveis medidas mitigadoras necessárias para viabilizar o empreendimento;

  • Identificação das variáveis ambientais asseguradas com a implantação do empreendimento e as respectivas estratégias para o monitoramento;

  • Identificação das exigências legais aplicáveis à atividade e ao respectivo processo de licenciamento ambiental.


Por que elaborar o Estudo de Viabilidade Ambiental?


A elaboração do EVA garante ao empreendedor a segurança de poder instalar a empresa no local escolhido. Sem o estudo, o empresário pode começar a atividade, mas ter problemas futuros com a inconformidade da área e legislação ambiental. Muitas vezes, por falta de conhecimento, o empreendedor pode cometer crimes ambientais.


Em contrapartida, se o empreendimento for considerado impactante para o Meio Ambiente, o EVA pode tornar mais fácil a elaboração dos estudos ambientais subsequentes.

Quer garantir a segurança da execução do seu empreendimento e contratar a nossa equipe para fazer o Estudo de Viabilidade Ambiental, entre em contato com a Eco Litoral Engenharia e Meio Ambiente.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page