top of page
LOGO-SITE.png

Impacto Ambiental

Como influencia o Meio Ambiente e a nossa vida?


O termo “Impacto Ambiental” é muito comum, principalmente quando o assunto se refere a temas ambientais.


Mas afinal, sobre o que se refere?


Impacto Ambiental é uma modificação causada no meio ambiente devido as nossas ações. Toda e qualquer atividade que fazemos causa um tipo de impacto no ambiente, que pode ser negativo ou positivo.


Você com certeza conhece impactos negativos, como: poluição, destruição de habitats naturais, redução do número de indivíduos de espécies silvestres e extinção de espécies.


Por outro lado, os impactos ambientais positivos são menos conhecidos e se relacionam àquelas atividades que trazem melhoria e recuperação ao meio, como projetos de restauração de áreas que foram impactadas negativamente.


Segundo a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA º 1, de 23 de janeiro de 1986, o termo é definido como alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada pelas atividades humanas que desempenhamos diariamente, e que podem afetar, direta ou indiretamente os seguintes pontos:


  • A saúde, a segurança e o bem-estar da população;

  • As atividades sociais e econômicas;

  • A biota;

  • As condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;

  • A qualidade dos recursos ambientais.


Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)


Quando o assunto são estudos e projetos ambientais, é fundamental avaliar os impactos que determinada ação, construção ou empresa pode causar ao espaço ou a comunidade.


Algumas atividades potencialmente nocivas para o meio ambiente tem os projetos analisados de maneira cautelosa pelos órgãos ambientais, para que se possa identificar os problemas que elas podem causar e, para determinar se a atividade poderá ou não ser realizada.



(Crédito foto: Wilton Júnior - Estadão Conteúdo)


Os rompimentos das barragens de Mariana, em 2015 e em Brumadinho, em 2019, ambas em Minhas Gerais, causaram mortes, destruição e desencadearam impactos ambientais negativos severos para o Meio Ambiente, atividades econômicas e para a saúde das pessoas que vivem nessas comunidades e em cidades vizinhas, já que os sedimentos chegaram aos rios.


É por isso, que toda atividade que apresente grave risco ambiental, precisa de estudos aprofundados, sendo elaborados por equipe técnica multidisciplinar, que avaliam minunciosamente todos os riscos que a atividade, as pessoas e o local estão expostos.


A Resolução CONAMA é clara e estabelece que atividades que apresentam significativo potencial de degradação ou poluição dependem da elaboração de Estudo de Impacto Ambiental - EIA e apresentação do respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA.


Somente depois desses estudos feitos é que pode ser avaliada a Licença Ambiental.

Para ajudar a compreensão separamos exemplos de atividades que necessitam da elaboração do EIA e RIMA.


  • Criação de estradas, ferrovias e aeroportos;

  • Construção de portos;

  • Extração de petróleo e de minérios;

  • Criação de aterros sanitários.


A implantação destas atividades, são responsáveis por causar perda de biodiversidade, deslocamento de animais silvestres para outras áreas, perda de habitat, entre outros. Os impactos, no entanto, não se resumem aos problemas ambientais, podendo afetar também a população local, que pode ser deslocada para outras regiões. Antes de se criar qualquer uma dessas atividades, é necessário avaliar se os problemas podem ser maiores que seus benefícios.


Mas então todo impacto ambiental é prejudicial?


Nem sempre!


Geralmente quando falamos em impactos ambientais, focamos nos danos causados ao meio ambiente. Mas alguns impactos podem ser benéficos. É o caso de recuperação de áreas degradadas, limpeza de lagos e rios, revitalização de áreas, etc...



E as minhas ações podem provocar Impactos Ambientais?


Sim, muitas vezes nem percebemos, mas toda vez que descartamos inadequadamente os nossos resíduos, impactamos negativamente o ambiente onde vivemos e consequentemente o nosso planeta.

Quando desperdiçamos água, contribuímos para a crise hídrica em bacias hidrográficas. Quando não separamos os resíduos corretamente, ajudamos a aumentar a poluição.

Por isso, antes de fazer qualquer ação que possa ser danosa, reflita e adote atitudes simples, mas que fazem a diferença, como:


  • Evite o desperdício de água;

  • Economize energia elétrica;

  • Separe os resíduos orgânicos dos recicláveis;

  • Descarte corretamente seus resíduos;

  • Não compre animais silvestres;

  • Reduza o consumismo, invista na sustentabilidade e quando precisar, adquira produtos de empresas que tenham propósitos ambientais.


E aí, vamos mudar os hábitos e ajudar a reduzir os Impactos Ambientais Negativos?

Nós contamos com a sua contribuição e o Meio Ambiente agradece!

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page