top of page
LOGO-SITE.png

ITAJAÍ CONQUISTA PRIMEIRA BANDEIRA AZUL

Prêmio internacional foi concedido nessa semana a Marina Itajaí


A primeira Bandeira Azul é uma grande conquista para Itajaí.


O prêmio ecológico e voluntário é a principal certificação internacional dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo.


Santa Catarina é o estado com mais certificações do programa Bandeira Azul. Ao todo são 15 certificados, distribuídos entre doze praias e três marinas.


No Brasil, a temporada de verão de 2021/2022 vai contar com recorde de praias e marinas premiadas com a certificação. São 22 praias e 6 marinas, um aumento de 16% no número de locais com a Bandeira Azul, em comparação com a última temporada. Dos 28 locais premiados pela iniciativa, 5 ficam no Rio de Janeiro, 3 na Bahia, 3 em São Paulo, um em Alagoas e outra no Espírito Santo.


O que é necessário para receber a certificação?

Para receber a Bandeira Azul é necessário atender uma série de critérios como: foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social. Todas essas regras devem ser atendidas, mantidas e comprovadas anualmente. O certificado precisa ser renovado todos os anos.


No estado, a maioria das certificações é distribuída entre as praias e para ser eleito, o local precisa ser uma área de banho e ter pelo menos um ponto de coleta para análise de qualidade de água, feita pelos órgãos ambientais que atestam a qualidade.


Para uma marina conquistar a Bandeira Azul, precisa ser oficialmente uma área para barcos de passeio, à vela e ou a motor, pode estar localizada em águas costeiras, marinhas ou interiores. A marina pode inclusive, ser parte de um complexo portuário desde que esteja claramente demarcada.


Até mesmo embarcações de turismo podem receber a certificação, para isso é necessário que o operador ofereça atividades em barcos motorizados ou a vela, documentados e pilotados por um capitão qualificado que adote práticas sustentáveis e ofereça educação ambiental aos seus clientes.


Saiba mais sobre o programa:


O programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental amplamente reconhecido em todo o mundo e que promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O Programa desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.


Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.


A certificação foi criada pela FEE – Foundation for Environmental Education, uma instituição internacional com diversos integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede. (www.iarbrasil.org.br).


Marina Itajaí faz história ao conquistar primeira certificação da cidade


O dia 17 de novembro de 2021 é um importante marco na história da Marina Itajaí. A data marca o hasteamento da Bandeira Azul. A cerimônia de certificação contou com a participação de autoridades, amigos e parceiros que celebraram a certificação internacional.


A Eco Litoral parabeniza a direção da Marina Itajaí e tem orgulho de ser parceira e contribuir com iniciativas ambientais do empreendimento.



Confira a lista das praias e marinas premiadas no Brasil na temporada 2021/2022:


. Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL

. Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA

. Praia de Guarajuba, Camaçari – BA

. Praia de Itacimirim, Camaçari – BA

. Praia da Sereia, Vila Velha – ES

. Praia do Sossego, Niterói – RJ

. Prainha, Rio de Janeiro – RJ

. Praia da Reserva, Rio de Janeiro – RJ

. Praia do Peró, Cabo Frio – RJ

. Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC

. Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC

. Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC

. Praia de Piçarras – Balneário Piçarras – SC

. Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC

. Praia de Mariscal, Bombinhas – SC

. Praia da Conceição, Bombinhas – SC

. Prainha, São Francisco do Sul – SC

. Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC

. Praia Grande, Penha – SC

. Praia da Bacia da Vovó, Penha – SC

. Praia da Saudade, Penha – SC

. Praia do Tombo, Guarujá – SP


Marinas premiadas na temporada 2021/2022:


. Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ

. Marina Itajaí, Itajaí – SC

. Tedesco Marina – Balneário Camboriú – SC

. Iate Clube de Santa Catarina (sede Centro), Florianópolis – SC

. Marinas Nacionais, Guarujá – SP

. Marina Kauai, Ubatuba – SP

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page