top of page
LOGO-SITE.png

O que é e para que serve o EIV – Estudo de Impacto de Vizinhança?



O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) é um documento que abrange os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade, em relação à qualidade de vida da população residente nas áreas próximas, contribuindo para a conciliação entre o interesse do empreendedor e a sustentabilidade em torno do empreendimento.


O Estatuto da Cidade descrito na Lei Federal de n.º 10.257/2001 no qual regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais da política urbana, tem por finalidade determinar o desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, com intenção de organizar e controlar o uso do solo.


Como instrumento de trabalho para avaliação prévia dos empreendimentos, o EIV é a principal ferramenta de planejamento e gestão pública que proporciona o equilíbrio dos interesses de acordo com a legalidade. Neste estudo são avaliados aspectos como uso e ocupação do solo, valorização imobiliária, demanda por transporte público, entre outros.


O EIV proporciona ao cidadão condições de participar nas decisões sobre empreendimento vizinhos, pois pelo que preconiza a Lei Federal de n.º 10.257/2001, trata-se de um documento de caráter público, disponível para consulta, no órgão competente do Poder Público Municipal, por qualquer interessado, assegurando o respeito ao interesse coletivo quanto aos limites do parcelamento, do uso e da ocupação do solo.


Quais são os benefícios do Estudo de Impacto de Vizinhança - EIV?

  • Ajuda na aprovação do empreendimento;

  • Oferece propostas adequadas para os aspectos ambientais, tornando o empreendimento viável;

  • Controla os efeitos do planejamento urbano e ambiental da atividade ou empreendimento;

  • Analisa e controla as questões de políticas públicas urbanas;

  • Propõe ações mitigadoras e compensatórias que visam minimizar os danos ambientais;

  • Oferece um conjunto de dados e informações que possibilitaram a contrapartida adequada para o funcionamento do respectivo empreendimento;

  • Estabelece parâmetros para a viabilização de ações concreta que tenham como objetivo de salvaguarda o ambiente atingido;

  • Contribui para o estabelecimento das reformas necessárias para a viabilidade e implantação do empreendimento;

  • Entra em consonância com os Estudos de Impacto Ambiental.

Como a Eco Litoral pode te ajudar com o EIV?


A Eco Litoral auxilia no estudo e na elaboração do EIV - Estudo de Impacto na Vizinhança de acordo com as diretrizes e exigências municipais, por meio de uma equipe multidisciplinar, qualificada e apta a atender da melhor maneira possível as necessidades dos clientes e de oferecer uma solução personalizada que cumpre todos os requisitos legais.


Entre em contato e solicite um orçamento!

153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page