top of page
LOGO-SITE.png

Poluição nos mares e oceanos é um grave problema ambiental.

A poluição marinha é um dos grandes problemas ambientais da atualidade. A pesquisa da agência científica australiana CSIRO's Oceans and Atmosphere divulgada em outubro do ano passado, indica uma estimativa global da quantidade de plástico acumulado no fundo do oceano. E o número é preocupante. Pelo menos 14 milhões de toneladas estão submersas nas águas mais profundas.


Mas esse não é o único resíduo despejado no mar. A poluição marinha ocorre porque os mares e oceanos recebem diariamente, uma infinidade de poluentes, como esgoto doméstico, esgoto industrial, resíduos sólidos, que são levados pelos rios e deságuam no mar.


A imensa quantidade de substâncias lançadas nos oceanos produz o aparecimento de organismos que prejudicam o desenvolvimento da vida marinha, muitas tartarugas já morreram por comer plástica. Os resíduos despejados irregularmente também comprometem o percentual de alimentos.


A poluição dos oceanos é um grave problema ambiental, reconhecido internacionalmente e a atual situação precisa ser modificada. É urgente a necessidade de novas soluções para combater o problema.


Estimativas mostram que em 2040 volume de resíduos pode triplicar nos oceanos.


Organizações não governamentais, voluntários, pesquisadores, profissionais da área, governo e cidades sabem desse problema e já desenvolvem ações para tentar diminuir a poluição. A proibição de sacolas plásticas em alguns locais, é a tentativa de frear o plástico no fundo do mar. Mas apesar dos esforços, a maioria das pessoas, em todo o mundo ainda precisa se conscientizar, porque, as estimativas não são nada animadoras.

Se nada mudar, a quantidade de lixo despejada nos oceanos todos os anos quase triplicará até 2040. Estima-se que o acúmulo chegará a 600 milhões de toneladas métricas naquele ano.


Como fazer a nossa parte?


Todos nós podemos ajudar a reduzir os resíduos nos oceanos. Para isso acontecer, precisamos começar dentro da própria casa. Separar os resíduos e apoiar a reciclagem é fundamental!

Pra ficar mais claro, quais ações podemos colocar em prática, separamos algumas sugestões:


. Utilize garrafas de água reutilizáveis em vez de garrafinhas PET. O plástico também é prejudicial para a fauna e o causador de enormes prejuízos ao ecossistema;


. Cobre dos governantes e lideranças de sua região, iniciativas que possam evitar que os poluentes de sua cidade cheguem aos oceanos;


. Seja voluntário e apoie mutirões de limpeza para limpar praias e rios;


. Prefira caneca de café ou de água no trabalho, artigos de piquenique e sacolas de compras que sejam reutilizáveis. Itens que possam ser reutilizados inúmeras vezes evitam o consumo e o descarte excessivo de materiais;


. Consuma menos, isso reduz a quantidade de itens manufaturados que acabam parando nos mares.


E você, o que pode fazer para ajudar a diminuir os resíduos nos mares e oceanos?

Pense na vida, preserve o Meio Ambiente!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page