top of page
LOGO-SITE.png

VOCÊ PODE AJUDAR O MEIO AMBIENTE!

O cenário atual do meio ambiente é preocupante e devastador.


Desmatamentos desenfreados, poluição acima da média, mudanças climáticas abruptas... as agressões ao meio onde vivemos estão entre as ameaças mais graves à existência humana.


A preocupação com tanta degradação já vem desde o século passado quando foi criado o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, uma forma de chamar a atenção para a importância da preservação. Na Conferência de Estocolmo, em 1972, iniciou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.


O evento foi considerado um marco na história ambiental mundial, ao trazer para a agenda internacional as discussões em torno do meio ambiente, cujas consequências ultrapassam as fronteiras dos países.

Em todo o planeta há degradação na natureza e vários países estão na luta pela conscientização ambiental. São inúmeros desafios para preservar o meio ambiente, e diferente do que muitas pessoas imaginam, o cuidado pode começar com pequenas ações.


Para compreender melhor o que podemos fazer no dia a dia, nossos engenheiros, biólogos e técnicos listaram práticas sustentáveis que podemos adotar:




Economize Energia


Comece trocando as lâmpadas por modelos eficientes. Preste atenção para não deixar luzes acesas em cômodos que não estão sendo utilizados e desligue o computador durante a noite. Nas tarefas domésticas, busque ser mais eficiente, por exemplo, esperando acumular roupas o suficiente para encher uma máquina antes de lavá-las.


Economize Papel


Evite impressões desnecessárias. Ao usar papel para anotações, certifique-se de usá-lo por completo antes de reciclar.


Desligue a Torneira


Se escovar os dentes com a torneira desligada, você pode economizar pelos menos 18 litros de água por dia. Achou muito? Pois é, a gente não tem nem noção de como o consumo é exagerado. Experimente fazer o mesmo quando for ensaboar as mãos ou as louças na hora de lavá-las para economizar ainda mais.


Reduza o Consumo de Plástico


Você já deve ter ouvido falar da ilha de plástico no Pacífico. Ela é formada por 4 milhões de toneladas de plástico e tem quase duas vezes o tamanho do estado de São Paulo. Reduzir o consumo de plástico no dia a dia é fundamental para reverter este cenário. Muitas cidades brasileiras já aboliram a sacola plástica no supermercado ou passaram a cobrar por ela para tentar limitar o consumo. Se não for o caso da sua, experimente levar as próprias sacolas ou uma mochila para colocar as compras. Tenha também a própria garrafinha para quando precisar tomar água: cerca de 90% das garrafas de plástico não são recicladas e acabam em aterros. E, se for usar copos plásticos em festas, tente lembrar qual é o seu ou adote a técnica de marcar o nome com uma caneta em vez de jogá-lo no lixo cada vez que for tomar algo.


Separe o lixo


Resíduos orgânicos e recicláveis devem ser separados corretamente. Provavelmente na sua cidade existe a coleta seletiva. Lembre-se também de separar medicamentos vencidos, eletro e eletrônicos, pilhas e baterias. Cada resíduo tem uma forma de descarte correta, opte por fazer o certo.


Proteja Rios e Oceanos


Sabe aquela garrafinha que caiu na rua? Ela vai parar no rio e consequentemente nos oceanos. E não é só uma garrafa não, são milhares que acabam prejudicando a vida marinha e causando a morte de muitos animais que vivem no mar. Algumas espécies estão em extinção por causa dessas ações que nós podemos prevenir.


Plante Árvores


As árvores são o maior patrimônio ambiental que existe. Elas abrigam os pássaros, que espalham as sementes e comem os insetos. Elas dão sombra e diminuem a temperatura. Ajudam a evitar a erosão do solo, são responsáveis por melhorar a umidade relativa do ar devido à evapotranspiração. Nas florestas, as árvores liberam grande quantidade de água por evaporação, ajudando na formação das chuvas e regulação do clima. São importantes para o ar que respiramos e para toda nossa existência, por isso, vamos preservá-las.


E você, o que faz no dia a dia para cuidar do Meio Ambiente? Qual o legado que vai deixar para as futuras gerações?


A sua ação é urgente e pode fazer a diferença!

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page